Pessoas que querem emagrecer têm sempre alguma dúvida. Uma das principais dúvidas é: para emagrecer, vale mais apostar no exercício cardio ou musculação?
Não é novidade que, além de uma dieta equilibrada, é fundamental num processo de emagrecimento definir um programa de exercícios físicos. Contudo, para esclarecer essa questão, é preciso primeiro entender as diferenças e os benefícios que o exercício cardio e o exercício de musculação apresentam.
Beníficios do treino de Cardio
Os exercícios aeróbicos ou mais conhecidos por exercícios cardio são os exercícios de baixa a moderada intensidade e de longa duração, nos quais ocorre um processo metabólico com a presença de oxigênio, glicose, carboidrato e gordura, utilizados como fonte de energia.
Os exercícios cardio têm como principal objetivo aumentar a capacidade cardiovascular e cardiorespiratório, sistemas estes que estão intimamente ligados entre si. Ou seja, quando fazemos treino de cardio estamos a aumentar a resistência à fadiga, dando mais disposição para as tarefas do dia a dia. Além disso, tendo uma resistencia cardio maior, passamos a conseguir permacecer mais tempo em exercício físico sem nos cansarmos tão rapidamente. Ao conseguirmos permanecer mais tempo no exercício, fruto do treino de cardio, torna-se excelente porque quanto mais tempo conseguirmos permanecer em exercício físico mais calorias conseguimos queimar, permitindo emagrecer mais rápido.
Beníficios do treino de Musculação
Os exercícios de musculação são praticados normalmente para o treinamento e desenvolvimento dos músculos esqueléticos. Os exercícios de musculação, requer que os nossos músculos suportem uma carga para que haja a manutenção e o desenvolvimento de massa muscular. Essa carga pode ser incrementada através do próprio peso através de equipamentos ( halteres, barras, máquinas, etc).
Neste sentido, o treino de musculação desempenha papel fundamental no emagrecimento. Quanto mais massa muscular o nosso corpo tiver, mais acelarado fica o nosso metabolismo, o que quer dizer que maior será o seu consumo energético para mantê-la, incluindo em períodos de descanso e repouso. Em outras palavras, quanto mais potente o corpo estiver, maior será o gasto de energia e isso por sua vez fará perder gordura mais rápido.
Então, para emagrecer é melhor cardio ou musculação?
Depois de entendermos os beníficios do treino de cardio e os beníficios do treino de musculação, torna-se mais fácil de entender que para emagrecer mais rápido e de forma saudável o melhor é combinar os dois tipos de treino. Tanto o treino de cardio como o treino de musculação fazem perder gordura, mas quando combinados, a queima de gordura ocorre mais rápido e, ao mesmo tempo estamos a ganhar massa muscular, correndo menos riscos de ficar com o corpo flácido, caso fizessemos apenas treino de cardio. Em termos de planeamente existe duas formas de o fazer: 1) Num dos dias de treino podemos fazer cardio e noutro dia fazer musculação, alternando. 2) dentro do mesmo treino podemos fazer exercícios de cardio e exercícios de musculação.