Para perder peso não há dúvida que tem de existir déficit calórico, ou seja, o gasto de calorias tem de ser superior ao consumo de calorias. Mas para existir gasto de calorias temos de fazer exercício físico. A pergunta que se coloca é: Existe exercícios que gastam mais calorias que outros, permitindo perder peso mais rapidamente? A resposta é sim!
Exercícios monoarticulares e poliarticulares. Quais os melhores para perder peso?
Os exercícios são classificados em exercícios monoarticulares e exercícios poliarticulares. Os exercícios monoarticulares utilizam apenas uma articulação durante a execução do movimento, enquanto os exercícios poliarticulares, utilizam mais de uma articulação e grupo muscular.
Neste sentido, os exercícios poliarticulares requerem mais energia pela parte do nosso corpo, gastando mais calorias, permitindo desta forma um perder peso mais rápido comparativamente aos exercícios monoarticulares. No entanto, segundo Mannarino et.al. (2019) os exercícios monoarticulares permitem trabalhar um músculo isoladamente, permindo a hipetrofia desse músculo especifico. Os exercícios monoarticulares não são tão eficientes para o desenvolvimento de força muscular, pois ao contrário dos multiarticulares, não são capazes de recrutar tanta massa muscular e unidades motoras durante sua execução.
Assim sendo, os exercícios poliarticulares não são os mais indicado para programas de treino que visem o emagrecimento e perda de peso. Os exercícios monoarticulares não são os mais indicados devido a gerarem menor gasto calórico e estímulo ao emagrecimento em relação aos multiarticulares.
Exemplos de exercicios monoarticulares: bicipetes, tricipes, aberturas ombro, etc. Como exemplo de exercicios poliarticulares temos o burpees, agachamentos, flexão de braço, etc. Estes exercicios são mais exigentes fisicamente mas fazem perder peso mais rapidamente.
Bons treinos 🙂
Referências
MANNARINO et.al. Single-Joint Exercise Results in Higher Hypertrophy of Elbow Flexors Than Multijoint Exercise. Journal of Strenght and Conditioning Research, 2019