fbpx

Porque é tão dificil emagrecer?

0 Comments

Emagrecer para algumas pessoas não é nada fácil mas mais difícil ainda é manter o peso quando atingem os resultados desejados. Porque será?

O processo de perda de peso é mais complexo do que parece, pois envolve não só a reeducação alimentar, mas também a reeducação emocional. Afinal, toda a gente sabe que para poder emagrecer é necessário gastar mais calorias do que consumir. Alcançar tal meta, entretanto, não é nada simples e alguns fatores são fundamentais para que se alcance o sucesso.

Mas afinal, porque é tão dificil emagrecer?

Emagrecer é tão dificil para algumas pessoas porque elas não são disciplinadas. Emagrecer é um processo que demora o seu tempo e a maioria das pessoas desiste cedo demais. Querem resultados rápidos mas esquecem-se daquela frase popular: “rápido vem, rápido vai”. Se uma pessoa engordou 20 quilos em dois anos, não pode exigir perder esses 20 quilos em 2 meses. É possivel? Sim! É saudável? Não. Para perder esses 20 quilos ganhos em dois anos, é justo perder esses 20 quilos de forma saudável em dois anos também! O processo de emagrecimento e perda de peso requer compromisso da pessoa que quer atingir esse objetivo. A DISCIPLINA é a principal força que permite a pessoa chegar ao resultado que pretende atingir. Como tudo na vida, para se ter sucesso duradouro em alguma coisa é preciso que a pessoa seja disciplinada em cumprir um plano para chegar ao resultado pretendido.

Existem estratégias para se tornar disciplinado(a)?

Sim.

1ª Estratégia

Defíne o exercício físico, a alimentação saudável e o descanso como prioridades máximas na tua vida. Na tua vida ao dares prioridade ao que é necessário fazer para emagrecer e perder peso, estás a tornar-te uma pessoa disciplinada. Se queres emagrecer e se disseres que não tens tempo para fazer exercício físico por exempo é porque não estás a dar prioridade ao teu objetivo de emagrecer. Tens que criar na tua agenda um tempo para fazeres exercício de forma regular.

2ª Estratégia

Contratar os profissionais certos como um Personal Trainer e um Nutricionista. Estes profissionais melhor que ninguém sabem como te ajudarem e, além disso estás a criar um compromisso com eles de te ajudarem a alcançar os resultados que pretendes.

3ª Estratégia

Olha para o exercício físico como sendo um compromisso profissional. Se encarares o exercício físico de forma séria como encaras o teu trabalho, a probabilidade de te manteres disciplinado(a) aumenta. Se falhares com o teu trabalho irás ter consequências, da mesma forma que se falhares com o teu treino de amanhã também irás ter consequências – uns quilos a mais, menos saúde, menos energia, baixa autoestima, etc.

4ª Estratégia (e não menos importante!)

Cria objetivos vitalícios e não objetivos de curto prazo. Objetivos vitalícios são objetivos para a vida. Exemplos de objetivos vitalícios: “quero emagrecer para me sentir melhor comigo mesmo(a)”; “quero emagrecer para aumentar a minha autoestima e confiança”; “quero emagrecer para ter mais mobilidade e energia”; Exemplos de objetivos de curto prazo: “quero emagrecer para arranjar um namorado(a)”; “quero emagrecer para “caber” no vestido de noiva”; “quero emagrecer porque vou ter o meu casamento daqui a 3 meses”. Espero que estes exeplos dêm para perceber a diferença entre objetivos vitalícios e objtivos de curto prazo. Objetivos vitalícios mantem-te disciplinado(a) por um longo periodo de tempo ou até mesmo para toda a vida. Já os objetivos de curto prazo, mantêm-te disciplinado(a) por um curto espaço de tempo porque quando arranjares um namorado(a), quando “couberes” no vestido de noiva e quando te casares, o teu subconsciente vai sabotar os resultados e o mais provável é voltares a ganhar os quilos que perdeste até aí ou mais!

Categories:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *